
O Família Gaúcha é um programa criado pelo Governo do RS, tendo nossa parceria para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de acompanhamento periódico fundado em uma estrutura intersetorial, promovendo acesso a recursos e oportunidades que estimulem o crescimento pessoal, profissional e comunitário dessas famílias.
A iniciativa possui diversos objetivos para garantir que famílias tenham acesso a programas como de educação, capacitação, empregabilidade e inclusão social. A atuação ocorre de forma articulada, garantindo que cada núcleo familiar receba acompanhamento e suporte adequado.
Os objetivos são:
O programa divide-se em beneficiários diretos, que são as famílias em situação de vulnerabilidade, atendidos por meio do processo de acompanhamento familiar realizado pelo ADF (Agente de Desenvolvimento das Famílias) em conjunto com o comité local e em beneficiários indiretos, que são os municípios aderentes que passam a dispor de sistema próprio de acompanhamento das famílias, bem como do apoio do ADF.
Com presença em todo o estado, o Família Gaúcha busca alcançar municípios de diferentes portes, garantindo que o impacto social se estenda tanto para grandes centros urbanos quanto para comunidades do interior.
Além de fortalecer laços familiares, o programa contribui para a redução das desigualdades sociais e a geração de oportunidades. Ao integrar educação e empregabilidade, cria condições reais para as famílias construam um futuro com mais dignidade e perspectivas de crescimento.
A nossa participação nessa iniciativa reforça o compromisso institucional de ser um agente de transformação social. Por meio da nossa expertise em inclusão produtiva, ingresso e capacitação profissional há décadas, somaremos esforços para ampliar o alcance do programa e oferecer suporte prático a milhares de jovens gaúchos e suas famílias.
25 de agosto de 2025
11 de março de 2025